segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sugestão de loja para alugar seu vestido de noiva e outros itens

Oi noivas e noivos! No último sábado estive na loja Ivana Noivas, na Tijuca, Rio de Janeiro, para fechar meu vestido de casamento.

Recomendo muito! Além do atendimento ser muito atencioso, eles têm muuuuuitas opções de vestidos, tanto para as noivas como para mães e madrinhas, e roupas para os noivos, pais e padrinhos. Dá para sair de lá ticando várias obrigações do caderninho. Os preços são bem legais e incluem o véu, a grinalda e o sapato, se você quiser alugar, e eles ainda oferecem desconto nos demais aluguéis e serviços se você fechar o vestido de noiva com eles.

E ainda não acabou. Eles têm também aluguel de limosine (tem um Chrysler MARAVILHOSO) e dia da noiva e do noivo completos. Como eu também fechei meu dia da noiva lá, ainda ganhei de cortesia penteado e maquiagem para a minha mãe.

Enfim, adorei!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Lembrança para os padrinhos homens

Presentear homens é sempre mais complicado que presentear mulheres. No casamento, então! Como achar lembrancinhas baratas que agradem e sejam úteis?

Dei uma fuxicada no site do David's Bridal, que eu ADORO e achei várias coisas legais.





Fotos: David's Bridal

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fascinator ou casquete para noivas

O fascinator, mais conhecido no Brasil como casquete, é um acessório bastante tradicional, muito usado pelas britânicas em ocasiões mais chiques, principalmente em eventos diurnos. A palavra fascinator originalmente se referia a uma faixa que cobria a cabeça, parecida com um xale e feita de lã ou de renda. O termo caiu quase em desuso na década de 1970, mas no início do século 21 voltou à moda, no entanto, o seu significado mudou.

Hoje é usado para descrever delicados arranjos que podem substituir os chapéus em eventos mais formais, à noite ou de dia. As combinações são feitas geralmente com penas, flores, fitas e grânulos. a casquete pode ser presa ao cabelo com um pente, um clipe ou mesmo uma tiara bem fininha, de preferência da mesma cor do cabelo para não aparecer.

As noivas que querem inovar um pouco no visual podem escolher este acessório em substituição às tradicionais tiaras. Há ainda as que optam por substituir também o véu, trazendo apenas este ornamento nos cabelos. É uma escolha para um visual mais simples, porém romântico e delicado.





Fotos: David's Bridal

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sapatinho da noiva

Toda noiva se sente como uma princesa, e como no conto de fadas, o sapatinho também tem espaço especial nos preparativos do grande dia!

São vários aspectos importantes que rondam a escolha do sapato ideal. Entre eles estão o conforto, a beleza, claro, e a combinação com o estilo do vestido. Rafaella Soares, sócia proprietária da Durval Calçados, lembra que as pessoas têm os pés diferentes umas das outras, portanto o modelo que fica confortável em uma pode não ficar para outra, e por isso nada substitui a prova do sapato. "Mas no geral, as noivas estão procurando muito a peep toe, pois além de romântica ela normalmente é bem mais confortável. As com plataformas também são muito indicadas para quem quer um modelo mais alto, porque a plataforma diminui a inclinação do pé e dá menos impacto no andar", explica.




Outras dicas, que costumam ser esquecidas na hora da compra do sapato, mas que podem fazer toda a diferença no final da festa, é "observar se o salto não está torto e se o sapato possui alguma costura interna, pois pode machucar os pés com o passar do tempo", lembra Rafaella.

Branco ou colorido?

A especialista lembra que a moda dos coloridos começou como uma opção para sair do tradicional, mas virou uma “febre” e hoje já não é mais tão diferente assim. "O sapato colorido exige muita atenção e cuidado para fazer sentido e não parecer que você quis aproveitar um sapato qualquer. Acho que o branco nunca sai de moda e sempre vai ser o mais elegante. E daqui a dez, vinte, trinta anos, você não corre o risco de olhar as fotos e se arrepender", ressalta ela.

*Eu vou confessar que estou pensando seriamente em usar um sapato não branco, mas também não com uma cor muito vibrante. Pensei no dourado, pois vou poder usar depois para ir a festas ou sair à noite. O branco vai acabar ficando esquecido no meu armário.

O que combina com o quê

Veja as sugestões de Rafaella para cada tipo de vestido:

*Renda, mais romântico – sapatos com detalhes em laços, flores, renda, peep toe, salto médio e baixo.

*Tafetá, mais moderno – modelos lisos ou com detalhes mais modernos, pedras, strass, salto alto, plataforma.

*Curto – quando o vestido é curto o ideal é abusar no sapato. Detalhes no calcanhar ficam muito bons, pois aparecem. E de preferência use um salto alto.

Fotos: Durval Calçados

terça-feira, 16 de abril de 2013

Casamento com fogos de artifício

Nada mais baphônico do que uma queima de fogos no seu casamento, né não?! Nossa, eu queria uma no meu! Pode ser logo depois do "sim", na saída dos noivos da cerimônia, entrada deles na festa, enfim. A queima de fogos torna o evento mais marcante, mais bonito, inesquecível mesmo.

Mas mexer com fogo é coisa séria. Fiz uma pesquena pesquisa e coloco aqui abaixo algumas dicas para quem quer adicionar este efeito especial ao seu grande dia:

* Antes de mais nada confirme com a casa de festa ou o local onde será a festa ou cerimônia, se há permissão para soltar fogos.

* Procure saber a capacidade, o tamanho e a quantidade permitidos, pois há fogos e fogos de artifício.

* Contrate uma empresa especializada para fazer o transporte, a montagem e detonação dos fogos. Há muitas empresas sérias, certificadas, que farão todo o espetáculo com a máxima segurança.

* Jamais utilize fogos feitos ou modificados em casa. O material deve ser certificado pelo INMETRO

* Não peça para um amigo ou parente, convidado da festa, fazer a detonação, principalmente se esta pessoa já tiver ingerido bebida alcóolica.

* Faça a queima em uma área isolada, longe de fios de alta tensão, construções, e mantenha o público afastado. NUNCA REALIZE QUALQUER QUEIMA DE FOGOS EM LOCAIS COBERTOS, nem mesmo daquelas "chuvas de prata", "estrelinhas", bombinhas, que parecem ser "inofensivas".





segunda-feira, 15 de abril de 2013

Unha de noiva

O dia do casamento é o dia da noiva! Ela tem que estar linda, perfeita, dos pés à cabeça, passando pelas unhas, claro!

Se você tiver as unhas curtinhas, costuma roê-las, ou por algum outro motivo optar por usar unhas postiças, não esqueça de escolher um modelo que se encaixe perfeitamente no tamanho das suas unhas, para não ficar sobrando nem faltando dedo. Faça um teste alguns dias antes, verifique se o modelo escolhido tem boa fixação mesmo após o banho (o ideal é que as unhas durem pelo menos até o dia seguinte), se é preciso lixar um pouco para diminuir o comprimento e não esqueça de remover qualquer vestígio de esmalte antes da aplicação.

Para unhas naturais ou postiças, temos aqui algumas dicas de decorações que podem ser feitas com carimbos, aplicações de tecido de renda ou pelas mãos habilidosas das manicures.

Escolha uma e arrase!




Fotos: Internet

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como confirmar a presença de seus convidados

Você sabe o que significa a sigla RSVP? São as iniciais da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, que quer dizer "Responda por favor". É uma praxe principalmente nas cerimônias e festas de casamento porque os principais serviços utilizados nestes eventos (buffet, decoração, lembrancinhas, doces) são calculados a partir do número de pessoas que efetivamente estarão presentes.

Muitas pessoas acham que é besteira confirmar a presença, ou ausência, mas esquecem que essa atitude é fundamental para que não falte nem sobre muita comida, bebida, doces, mesas e cadeiras, lembrancinhas, entre outros itens no casamento. Uma gafe comum é um convidado receber um convite com um certo número de convites individuais e querer levar mais pessoas, por isso é importante que o cerimonial esteja preparado.

Essa confirmação pode ser feita por meio de um telefone e/ou email fornecido com o convite de casamento, por meio do qual os convidados confirmam sua presença (chamado RSVP passivo), ou é possível que a cerimonialista ou uma madrinha ou amiga dos noivos fique encarregada de ligar para cada convidado e fazer esta checagem (RSVP ativo).

A cerimonialista Kelly Klopper Pereira, da Tropical Casa de Festas, em Niterói (RJ), dá algumas dicas e responde algumas dúvidas sobre esse procedimento, para que você garanta o sucesso do seu evento:  

- Pode-se adotar um RSVP passivo e um ativo?
Sim, mas o ideal é optar por apenas um. 

- É possível a própria noiva ocupar-se desta função? Até quanto tempo antes do evento ela deve passar a informação para os fornecedores?
Não é ideal a noiva fazer esta função e sim contratar alguém para fazer. Este serviço deve ser feito até 10 dias antes do evento. 

- Se a noiva não contratou uma assessoria de casamento e não quer fazer o RSVP pessoalmente, quais opções ela tem?
Criar um site na internet, uma página dos noivos, onde os convidados entrarão e deixarão seus recados e confirmações. 

- O que é mais elegante: pedir a confirmação em um cartãozinho anexo ao convite ou colocar no próprio convite?
Em anexo é sempre mais elegante. 

- Ainda se usa a expressão RSVP no convite ou é melhor colocar “Favor confirmar presença”, ou coisa assim?
O mais elegante é RSVP

- Se alguém quiser confirmar mais pessoas que o número de convidados, como o responsável pelo RSVP pode reverter a situação?  
Geralmente o responsável não se envolve nesta situação, apenas passa para a noiva. Se for uma pessoa próxima dos noivos que está fazendo o RSVP, pode informar sobre os convites individuais que serão solicitados na entrada do evento.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bichinhos de estimação no casamento


Foto: Internet

Tem gente que é louca por bicho. Trata seu animalzinho de estimação como se fosse um filho, e no dia mais importante de sua vida, ninguém quer estar longe de quem mais ama, certo? Se você é uma dessas afixionadas
, que tal dar um toque de criatividade a mais no seu casório e fazer com que o seu bichinho esteja presente na festa?

Seguem algumas dicas para que tudo saia perfeito para você e para o seu "filhote":

- Antes de mais nada é preciso ter bom senso para tomar a decisão. Se for um animal muito agitado, ou que não gosta de muita gente perto, melhor deixá-lo em casa mesmo

- Converse com um veterinário de confiança, peça a opinião dele

- Procure saber se no local onde serão realizadas a cerimônia/festa animais são aceitos

- Se for um gatinho, melhor levá-lo numa coleirinha, para ele não fugir

- Se o bichinho for entrar com outra pessoa que não você, seja um pagem, daminha ou padrinhos, certifique-se antes que a pessoa não seja alérgica, goste de animais e, de preferência, seja alguém do convívio do animal

- Não esqueça de levar um recipiente para água e comida para deixar à disposição do animal durante a festa. Se ele tiver uma caminha/casinha etc. de preferência, é bom levar também, para que ele não se sinta estressado e encontre um cantinho onde possa ficar sossegado. Se tiver aquelas caixinhas higiênicas, melhor levar também, para que ele não faça suas necessidades entre os convidados, caso fique solto.

- Se for um cachorrinho, capriche na coleira, incrementando-a com acessórios com laços, pedrarias, etc.

- Se o animal for carregar algum acessório, como a almofadinha com as alianças nas costas (imagina que fofo!), uma gravatinha, lacinho, etc, faça-o usá-lo desde algumas semanas antes do casamento, durante algumas horas por dia, para ir se acontumando

- Dê aquele trato no bichinho! Banho, tosa e aparar as unhas são uma boa

- Se possível leve o animal ao local do casamento algumas vezes antes do grande dia, para que ele vá se habituando ao local

Atelier Marie Lafayette

Sexta passada fui ao atelier Marie Lafayette do RJ experimentar uns vestidos. Foi incrível, cheguei lá com uma ideia bem formada do que eu queria, mas aí a consultora Ingrid chegou, me deu uma avaliada de segundos e me trouxe duas outras opções de vestidos. Um deles me deixou completamente fascinada, porque ressaltou tudo o que meu corpo tem de bom e escondeu o que não precisava ficar à mostra. Ele não tinha nada a ver com o que eu tinha pensado antes, mas ficou muito melhor que o esperado! Simplesmente a equipe é FERA! Garantia de sair de lá com o vestido perfeito na mão!



terça-feira, 9 de abril de 2013

Por que as noivas usam véus?

Fotos: Internet
Uma tradição que permaneceu ao longo dos anos é o uso do véu para as noivas. Hoje em dia a peça não é mais usada na cultura ocidental fora dessas ocasiões, nem mesmo nas cerimônias religiosas comuns, onde também já se tornou obsoleta.

O véu é um item cheio de significados. Assim como a cor branca, a mais usada para os vestidos das noivas, ele pode ser considerado um sinal de pureza, remetendo à imagem da Virgem Maria. Também lembra os primórdios da religião caólica, encobrindo os cabelos da mulher, que na Antiguidade (e até os dias atuais, em diversas culturas orientais), eram uma parte do corpo "proibida", considerada provocativa. Na Grécia Antiga, a peça era usada pelas mulheres da alta aristocracia, o que também dá ao véu um tom de nobreza. 

Hoje em dia seus significados podem ter ficado um pouco esquecidos, mas sem dúvida ele dá um toque todo especial ao visual da noiva. Existem vários tipos: curtinhos, de tule, longos, com bordas de renda, com aplique de cristais ou strass, os que ficam presos por cima ou por baixo dos penteados, enfim.
E aí, já escolheu o seu?



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Atenção! Noivas alérgicas

O dia do casamento é um dos mais importantes na vida de uma mulher. E para aquelas que são alérgicas, o cuidado tem que ser redobrado para que espirros, coriza, coceiras ou outros sintomas inconvenienets não apareçam bem nesta data. Para quem é mais sensível, até mesmo o stress com os preparativos pode baixar a imunidade e desencadear reações alérgicas.

Segundo o doutor Fábio Morato Castro, vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), as noivas alérgicas devem tomar cuidado, sobretudo, com a maquiagem que será usada no grande dia. "Deve-se priorizar itens hipoalergênicos, livres de compostos químicos presentes em produtos convencionais, altamente recomendados para pessoas alérgicas a fim de que elas não sofram nenhum contratempo no tão esperado dia do casamento", comenta. Uma das empresas que oferecem este tipo de produto é a Alergoshop, que produz itens livres de substâncias alergênicas, como maquiagens, esmaltes e cosméticos.

Produtos hipoalergênicos devem ser usados não apenas por alérgicos como por todos aqueles que almejam uma vida mais saudável e, principalmente, nos momentos de maior stress, para minimizar o risco de desencadeamento das dermatites, por exemplo,” alerta Sarah Lazaretti, diretora da Alergoshop. Ela afirma que a asma e a dermatite atópica são dois exemplos de alergias que podem se agravar pela ansiedade.

Mas algumas mulheres sofrem crises alérgicas tão fortes que mesmo produtos hipoalergênicos não evitam o problema. De acordo com Sarah, “se a mulher já tem um histórico de desencadeamento de alergias por stress, convém conversar com seu alergista e ver a possibilidade de uso de medicamento preventivo”, ressalta.

Outra dicas são alimentar-se com comidas leves e frescas nos dias que antecedem o casamento, beber bastante líquido e testar com antecedência os produtos de beleza que serão usados no dia do casamento, para saber se não desencadeiam alergias. “E se a noiva realmente não se adaptar a nenhum produto, o melhor é não utilizar nada, ou quase nada, pois uma pele saudável e sem alergia sempre será mais bonita e confortável do que uma pele maquiada, com vermelhidão, coceiras, ou inchaço”, afirma Sarah.

Vestidos de tule

Essa é para as noivas bem românticas, que parecem princesas saídas de um conto de fadas... Lindos vestidos de tule para vocês se inspirarem, meninas!

Fotos: Light in the box/ICasei

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Clipe de casamento

Exibir um clipe com fotos dos noivos durante a infância, adolescência, na época do namoro e com parentes e amigos é bem legal. Entretém os convidados e faz com que todos se sintam parte da história do casal.

Mas já pensou em apresentar para os seus convidados um clipe musical onde você e seu noivo são as estrelas? Pode ser um clipe romântico, mas cá entre nós, uma coisa mais engraçada vai fazer mais sucesso! Pensem num lugar que faça parte da vida do casal, chamem amigos para participar, relembrem momentos inesquecíveis, façam uma brincadeira de como acham que vai ser a vida depois de casados, enfim. Soltem a imaginação!

Posto aqui hoje o trailler do clipe de um casal de amigos, o Carlos e a Karine, que se casam em maio. O vídeo completo, só no casamento, mas já dá prá ter uma ideia de como a novidade vai agradar!

Clique aqui e veja o Clipe do casal

terça-feira, 2 de abril de 2013

De olho no contrato do buffet de casamento

Utilidade pública, minha gente. Compartilhem essa!

Você, noivinha, está toda proza organizando seu casamento, mas são muitas coisas com que se preocupar, como a casa de festas, a decoração, os bem-casados, bolo, lembrancinhas, bouquet, etc,etc,etc. Tem uma hora que a gente acaba descuidando de alguma coisa, né? Bom, este post é para ajudá-las a tomar muito cuidado com o contrato do buffet de casamento, pois a comida e a bebida são duas das coisas mais importantes em uma festa!

Uma grande amiga minha, formada em gastronomia, me deu umas dicas importantíssimas de cláusulas que NÃO PODEM faltar no seu contrato de buffet e que podem evitar muita dor de cabeça no dia mais importante da sua vida e depois dele. Vejam abaixo:

- É dever da CONTRATADA oferecer um serviço de buffet de acordo com as especificações da CONTRATANTE, devendo o serviço iniciar-se às (xxx) e terminar às (xxx) horas. 

Não deixem de registrar no contrato a hora de início e término da festa. Já ouvi casos em que o buffet se atrasou e ainda estava arrumando as coisas quando os convidados já estavam chegando

- A CONTRATADA será responsável por fornecer toalhas, pratos, copos, taças, talheres, bandejas, rechaud, balde de gelo, e demais utensílios, cujo rol segue em anexo ao presente contrato, necessários para o melhor desempenho da prestação do serviço.

Peça para o fornecedor listar tudo o que será utilizado no serviço e anexe ao contrato

- A CONTRATADA compromete-se a chegar no local do evento às (xxx) horas, a fim de arrumar o salão com antecedência de (xxx) horas.

Se o serviço de buffet for contratado separadamente da casa de festas ou espaço, é bom combinar este horário entre os dois fornecedores.

- A CONTRATADA compromete-se a fornecer o cardápio escolhido pela CONTRATANTE, cujas especificações, inclusive de quantidade a ser servida, encontram-se em documento anexo ao presente contrato, passando a integrar-lhe. 
O menu pode até ser escolhido em uma data mais próxima ao evento, após a assinatura do contrato, porém é importante deixar claro que os pratos escolhidos farão parte do contrato. 

- A CONTRATADA fornecerá (xxx) garçons e (xxx) copeiros para a prestação dos serviços ora contratados.

Para evitar que no dia compareçam menos garçons que o contratado, o que pode comprometer o bom serviço da comida e da bebida.
- A CONTRATADA obriga-se a manter todos os seus empregados devidamente uniformizados durante a prestação dos serviços ora contratados, garantindo que todos eles possuem os requisitos de urbanidade, moralidade e educação.

PARÁGRAFO ÚNICO Salvo o caso de rescisão, fica estabelecido que a parte infratora a quaisquer cláusulas do presente contrato pagará à parte prejudicada multa equivalente a (xxx)% (valor expresso) sobre o valor do contrato, independente de ação judicial específica para ressarcimento de perdas e danos que poderá ser movida pela parte prejudicada.

Todo contrato deve contar uma cláusula de rescisão, mas esta cláusula ajuda nos casos em que alguma coisa dá muito errada e o contratante pode exigir imediatamente uma reparação financeira. O percentual da multa pode ser acordado entre as duas partes.





segunda-feira, 1 de abril de 2013

A importância de uma assessoria de casamentos


Soraia Körber, da Soraia Eventos

Toda noiva sonha que seu casamento seja perfeito, que cada detalhe seja cuidado e que todos os convidados saiam da festa derramando elogios. Mas para que tudo saia 100%, as responsabilidades não podem ficar todas nas mãos das noivas, e nem nas mãos de amigas e parentes. 

Há muitos detalhes que necessitam da supervisão de um profissional, uma pessoa acostumada a lidar com as questões de eventos, e a resolver crises e problemas, que não são tão raros nessas ocasiões. 

Para isso existe a figura da assessoria de casamento, uma pessoa ou equipe dedicada a organizar todos os assuntos referentes ao evento. Dentre as (inúmeras) atribuições desses profissionais estão:

- Indicar fornecedores qualificados e acompanhar as visitas dos mesmos
- Realizar planilha de briefing e custos da organização do casamento
- Fazer o check list de todo o casamento
- Planejar o roteiro e sequência do evento, cerimônia e recepção
- Realizar ensaio do casamento
- Coordenar todos os fornecedores no dia no evento e acompanhar a montagem de decoração, buffet, som, entrega de docinhos, bolo e etc.
- Organizar o cortejo na cerimônia e gerenciar o cerimonial no decorrer da recepção
- Conferir o destino de sobras de bebidas, docinhos, bolo, bem-casados e etc.
- Organizar os objetos pessoais do casal assim como os presentes recebidos no dia
- Finalizar todo o evento.
A indicação da profissional Soraia Körber, da empresa Soraia Eventos, é que a noiva contrate uma assessoria logo no início do planejamento, e de preferência que haja no mínimo um ano de antecedência ao grande dia. "Com esse prazo conseguimos escolher os melhores profissionais e não contratar somente quem tem a data disponível. Dá para se organizar melhor financeiramente, enfim, fazer tudo com mais calma e curtir cada momento", afirma. Para ela, "a diferença está em que este serviço traz segurança ao casal e familiares para aproveitarem o tão sonhado e esperado dia confiando tudo a alguém que sabe o que está fazendo".
Soraia, que trabalha nesta área há 4 anos, diz ainda que "para uma assessora não existe limite do que a noiva pode pedir em relação à organização do casamento. Precisamos realizar e gerenciar o evento com excelência e os noivos precisam sentir segurança em quem está executando. Por isso é fundamental que a assessora e os noivos tenham empatia para poderem trabalhar bem juntos no decorrer de toda a organização do grande dia".  
Para ela, o maior desafio deste trabalho é entrar no mercado, já que atualmente a concorrência é muito grande. "Mas depois que você consegue bons parceiros e consegue fazer seu nome, tudo fica mais fácil. Só precisamos sempre buscar conhecimento, nos atualizarmos para trazer novidades para nossos clientes e qualidade para nossa empresa. Nunca sabemos demais ou o suficiente", afirma.
  
E para que você contrate a empresa ou profissional que mais se adeque às suas necessidades e realidade, damos algumas dicas:
- Contrate uma empresa séria, respeitada e de confiança. Para isso pesquise o histórico da mesma na internet, veja se há reclamações contra ela no Procon e, se possível, busque indicações de noivas que utilizaram os serviços dessa empresa.
- Tenha empatia com o profissional. Não feche nada antes de ter um encontro "cara a cara" com o profissional que ficará responsável pelo seu evento. Se não rolar uma boa empatia, é melhor não levar adiante. Procure pedir sugestões ao profissional e veja se as ideias dele se encaixam no seu gosto.
- Faça questão de ter todos os itens contratados descritos em um contrato registrado, para que não haja mal-entendidos posteriores.