sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como confirmar a presença de seus convidados

Você sabe o que significa a sigla RSVP? São as iniciais da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, que quer dizer "Responda por favor". É uma praxe principalmente nas cerimônias e festas de casamento porque os principais serviços utilizados nestes eventos (buffet, decoração, lembrancinhas, doces) são calculados a partir do número de pessoas que efetivamente estarão presentes.

Muitas pessoas acham que é besteira confirmar a presença, ou ausência, mas esquecem que essa atitude é fundamental para que não falte nem sobre muita comida, bebida, doces, mesas e cadeiras, lembrancinhas, entre outros itens no casamento. Uma gafe comum é um convidado receber um convite com um certo número de convites individuais e querer levar mais pessoas, por isso é importante que o cerimonial esteja preparado.

Essa confirmação pode ser feita por meio de um telefone e/ou email fornecido com o convite de casamento, por meio do qual os convidados confirmam sua presença (chamado RSVP passivo), ou é possível que a cerimonialista ou uma madrinha ou amiga dos noivos fique encarregada de ligar para cada convidado e fazer esta checagem (RSVP ativo).

A cerimonialista Kelly Klopper Pereira, da Tropical Casa de Festas, em Niterói (RJ), dá algumas dicas e responde algumas dúvidas sobre esse procedimento, para que você garanta o sucesso do seu evento:  

- Pode-se adotar um RSVP passivo e um ativo?
Sim, mas o ideal é optar por apenas um. 

- É possível a própria noiva ocupar-se desta função? Até quanto tempo antes do evento ela deve passar a informação para os fornecedores?
Não é ideal a noiva fazer esta função e sim contratar alguém para fazer. Este serviço deve ser feito até 10 dias antes do evento. 

- Se a noiva não contratou uma assessoria de casamento e não quer fazer o RSVP pessoalmente, quais opções ela tem?
Criar um site na internet, uma página dos noivos, onde os convidados entrarão e deixarão seus recados e confirmações. 

- O que é mais elegante: pedir a confirmação em um cartãozinho anexo ao convite ou colocar no próprio convite?
Em anexo é sempre mais elegante. 

- Ainda se usa a expressão RSVP no convite ou é melhor colocar “Favor confirmar presença”, ou coisa assim?
O mais elegante é RSVP

- Se alguém quiser confirmar mais pessoas que o número de convidados, como o responsável pelo RSVP pode reverter a situação?  
Geralmente o responsável não se envolve nesta situação, apenas passa para a noiva. Se for uma pessoa próxima dos noivos que está fazendo o RSVP, pode informar sobre os convites individuais que serão solicitados na entrada do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário