terça-feira, 9 de abril de 2013

Por que as noivas usam véus?

Fotos: Internet
Uma tradição que permaneceu ao longo dos anos é o uso do véu para as noivas. Hoje em dia a peça não é mais usada na cultura ocidental fora dessas ocasiões, nem mesmo nas cerimônias religiosas comuns, onde também já se tornou obsoleta.

O véu é um item cheio de significados. Assim como a cor branca, a mais usada para os vestidos das noivas, ele pode ser considerado um sinal de pureza, remetendo à imagem da Virgem Maria. Também lembra os primórdios da religião caólica, encobrindo os cabelos da mulher, que na Antiguidade (e até os dias atuais, em diversas culturas orientais), eram uma parte do corpo "proibida", considerada provocativa. Na Grécia Antiga, a peça era usada pelas mulheres da alta aristocracia, o que também dá ao véu um tom de nobreza. 

Hoje em dia seus significados podem ter ficado um pouco esquecidos, mas sem dúvida ele dá um toque todo especial ao visual da noiva. Existem vários tipos: curtinhos, de tule, longos, com bordas de renda, com aplique de cristais ou strass, os que ficam presos por cima ou por baixo dos penteados, enfim.
E aí, já escolheu o seu?



Nenhum comentário:

Postar um comentário