quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tendências da Identidade Visual para casamentos



Identidade visual para casamentos
Tema criado para casamento
Já é super tendência nos casamentos usar a Identidade Visual para dar à decoração da cerimônia e da festa um toque todo especial, do jeitinho que os noivos curtem. Convites, menu, embalagens de doces, plaquinhas de reserva de mesa, brindes, kit de toilette, presentes dos padrinhos, etc. quase tudo pode levar uma mesma padronagem persoanlizada. Ela não só dá um toque de exclusividade ao evento, mas também gera um climinha mais intimista, afinal, os noivos tiveram um cuidado especial para agradar seus convidados.

Segundo a publicitária Priscila Verdan, dona da empresa Boda de Papel, especializada neste tipo de serviço, a identidade visual não precisa, necessariamente, ter as mesmas cores da decoração do casamento, mas pode utilizar uma paleta que combine com os tons escolhidos pelos noivos. "Se a festa acontecer em um sítio na fazenda, por exemplo, poderão ser usados móveis mais rústicos de madeira na decoração do ambiente e papelaria com cores quentes como amarelo e laranja. Neste caso, se os noivos não quisessem usar o mesmo amarelo e laranja como cores principais da papelaria, poderiam fazer uma papelaria na cor vermelha, para combinar com a paleta original ou então um material com papel reciclado que combine com este clima mais rústico da festa", exemplifica.

Os mais usados
Estampas florais nas cores rosa, roxo e lilás são as mais procuradas pelos noivos que querem inserir uma identidade visual em sua decoração, "mas os clássicos listrados e xadrez nunca saem de moda", lembra Priscila. "Na Boda de Papel procuramos fazer estampas que usem vários elementos, uma 'mistureba' boa que costuma encantar nossos clientes. E se a noivinha não encontrar exatamente aquilo que estava procurando, podemos fazer uma Identidade Visual exclusiva, especialmente desenhada para o seu grande dia", complementa.

Identidade visual para casamentos
Kit Toilette feito pela Boda de Papel
Tendência para 2014
A designer revela que personalizados "coloridões" estão ganhando mais espaço e tirando de cena a papelaria personalizada só com uma ou duas cores. "Misturar é a palavra de ordem. Mistura de estilos, de flores, mobiliário, cores e estampas. Móveis rústicos misturados com móveis espelhados, gaiolas, bicicletas, botas e passarinhos, tudo para deixar as noivas mais modernas apaixonadas", diz.

O estilo Vintage também está em alta. Romântico, leve e colorido. Vitrolas, máquina de costura, máquina de escrever, castiçais e latinhas bonitinhas de antigamente fazem parte da decoração das festas de hoje, principalmente em festa mais íntimas, como os Mini Weddings. Surgem adereços de festas como cartolas, bigodes e óculos que ficam super divertidos para tirar as fotos com a galera ou ainda plaquinhas de "lá vem a noiva" na cerimônia. E por que não inserir esses itens divertidos na estampa da sua Identidade Visual?

Sustentabilidade
Essa é outra grande tendência nos casórios atuais. Cada vez mais os noivos se preocupam em usar materiais sustentáveis, e assim aparecem itens como papelaria feita com material reciclado ou um convite rústico com uma canela em pau presa no laço.  

Priscila conta ainda que é possível personalizar quase tudo em um casamento e diverte-se ao lembrar que já viu até papel higiênico com noivinhos (!). Mas os itens mais comuns sãoconvites, cardápios, plaquinhas "lá vem a noiva", placas de reservado, lágrimas de alegria, tags de vale conforto, rótulos para lembrancinhas e o queridinho Kit Toilette, com diversos produtos personalizados para colocar no banheiro.

Mas nada impede que os noivos soltem a criatividade e inovem ainda mais. "Quando aparece algo novo, pesquisamos alternativas, fazemos testes de impressão, pensamos em vários detalhes para tornar o produto real", diz. "Teve uma vez que uma noivinha me pediu para criar uma caixa que serviria como um convite para as madrinhas do casamento. Dentro desta caixa, ela queria que viesse um livrinho de inspirações com fotos de noivas com suas madrinhas, pedaços de fitas e tecidos, um card com fotos da noiva e sua madrinha e uma cartinha especial com o convite. Fiquei pensando nas melhores alternativas e formatos para que ficasse uma caixa resistente e linda que a madrinha pudesse guardar de recordação depois. O resultado ficou lindo!", comenta.
Identidade visual para casamentos
Cardápio idealizado pela Boa de Papel

Saiba como escolher o profissional
O mercado de casamentos cresce a cada dia, e com isso muitos profissionais surgem com propostas de estilo e preços muito diferentes. Para desenvolver uma boa Identidade Visual, o profissional precisa conhecer os programas gráficos do mercado, estudar os melhores formatos de material para não desperdiçar papel, conhecer os diversos tipos de papéis e tipos de impressão, além de, claro, ser criativo e produzir um material de qualidade.




Pesquise bem o portfólio dos fornecedores antes, se possível peça indicação de antigos clientes e nunca pague 100% do valor do serviço antes da entrega. Não se esqueça também de tomar cuidado com questões como prazo de entrega e facilidade de comunicação com o profissional. Se puder pedir amostras impressas do material ou visitar o atelier, melhor ainda, pois assim você pode analisar a qualidade do papel usado, verificar se a impressão não sai borrada ou falhada, se o corte são bem feitos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário