quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Saiba como cuidar bem das suas alianças de casamento

Cuidados com as alianças de casamento
Foto: Internet
Você passa um bom tempo pesquisando modelos, cores e quilates antes de comprar suas alianças de casamento. Sabe que aquela será uma joia que te acompanhará por muitos anos, quem sabe até o fim da vida, todos os dias, em todos os lugares aonde você for. É mesmo uma preciosidade, um bem com mais valor sentimental do que material, e do qual temos que cuidar muito bem!

Existe até um seguro específico para elas. Na verdade, é o seguro para joias, que cobre as alianças. Embora existam alguns seguros residenciais que prometam a cobertura de joias, é bom lembrar que para valer a proteção, as peças precisam estar guardadas em um cofre dentro da residência. As alianças não se encaixam muito neste perfil, uma vez que costumamos andar sempre com elas no dedo. Então, se você está na rua e é assaltado ou se sua aliança sofre algum dano acidental, é preciso contar com este seguro específico para poder obter uma indenização. Outro risco frequentemente coberto é o de perda.

Se você tem uma joia de grife, como Tiffany, Cartier, etc, vale a pena ainda buscar por um seguro que garanta o mesmo material e qualidade na reposição de pedras e reparos, como atesta a seguradora americana Jewelers Mutual Insurance Company, que afirma em seu site contar com uma equipe de ourives e gemologistas especializados.

Algumas joalherias já vendem o produto junto com as joias, mas se na compra das suas ele não foi oferecido, basta consultar seu corretor de seguros, que indicará a melhor opção. Os prêmios das apólices, que podem chegar a ter cobertura internacional, geralmente correspondem a uma porcentagem do valor do produto. Vale a pena pesquisar, afinal, joias foram feitas para serem usadas, não guardadas.

Algumas dicas para manter suas alianças sempre perfeitas e a salvo são:

-Sempre separar joias por itens, armazenando-os em um pano macio em dentro de um porta-joias ou cofre. 

- Nunca utilize sprays, perfumes, cremes ou produtos de limpeza quando estiver usando suas alianças. Produtos químicos podem danificá-las permanentemente.

- Se sua aliança é sua joia mais preciosa e você não gosta de usá-la no dia a dia, guarde-a em um lugar seguro, que de preferência não seja um porta-joias e nem que esteja no seu quarto. Este é o primeiro lugar onde os assaltantes recorrem a bens em caso de invasões de residências. Uma alternativa é consultar se o banco onde você é correntista oferece o serviço de cofre.

- Quando viajar, mesmo que não esteja usando sua aliança, carregue-a junto com você, em sua bagagem de mão. No local de destino, sempre utilize os cofres dos hotéis.

- Se sua aliança tiver diamantes,  nunca deixe-o entrar em contato com cloro alvejante, pois pode descolorir o nicho onde esta fixado ou  montado.  

- Leve sua aliança para polir e/ou limpar a cada 2 anos, de preferência na mesma loja onde foi adquirida, ou em lojas de confiança. Se possível peça para que seja feita uma pesagem da joia antes e depois do procedimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário