quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tendências da Identidade Visual para casamentos



Identidade visual para casamentos
Tema criado para casamento
Já é super tendência nos casamentos usar a Identidade Visual para dar à decoração da cerimônia e da festa um toque todo especial, do jeitinho que os noivos curtem. Convites, menu, embalagens de doces, plaquinhas de reserva de mesa, brindes, kit de toilette, presentes dos padrinhos, etc. quase tudo pode levar uma mesma padronagem persoanlizada. Ela não só dá um toque de exclusividade ao evento, mas também gera um climinha mais intimista, afinal, os noivos tiveram um cuidado especial para agradar seus convidados.

Segundo a publicitária Priscila Verdan, dona da empresa Boda de Papel, especializada neste tipo de serviço, a identidade visual não precisa, necessariamente, ter as mesmas cores da decoração do casamento, mas pode utilizar uma paleta que combine com os tons escolhidos pelos noivos. "Se a festa acontecer em um sítio na fazenda, por exemplo, poderão ser usados móveis mais rústicos de madeira na decoração do ambiente e papelaria com cores quentes como amarelo e laranja. Neste caso, se os noivos não quisessem usar o mesmo amarelo e laranja como cores principais da papelaria, poderiam fazer uma papelaria na cor vermelha, para combinar com a paleta original ou então um material com papel reciclado que combine com este clima mais rústico da festa", exemplifica.

Os mais usados
Estampas florais nas cores rosa, roxo e lilás são as mais procuradas pelos noivos que querem inserir uma identidade visual em sua decoração, "mas os clássicos listrados e xadrez nunca saem de moda", lembra Priscila. "Na Boda de Papel procuramos fazer estampas que usem vários elementos, uma 'mistureba' boa que costuma encantar nossos clientes. E se a noivinha não encontrar exatamente aquilo que estava procurando, podemos fazer uma Identidade Visual exclusiva, especialmente desenhada para o seu grande dia", complementa.

Identidade visual para casamentos
Kit Toilette feito pela Boda de Papel
Tendência para 2014
A designer revela que personalizados "coloridões" estão ganhando mais espaço e tirando de cena a papelaria personalizada só com uma ou duas cores. "Misturar é a palavra de ordem. Mistura de estilos, de flores, mobiliário, cores e estampas. Móveis rústicos misturados com móveis espelhados, gaiolas, bicicletas, botas e passarinhos, tudo para deixar as noivas mais modernas apaixonadas", diz.

O estilo Vintage também está em alta. Romântico, leve e colorido. Vitrolas, máquina de costura, máquina de escrever, castiçais e latinhas bonitinhas de antigamente fazem parte da decoração das festas de hoje, principalmente em festa mais íntimas, como os Mini Weddings. Surgem adereços de festas como cartolas, bigodes e óculos que ficam super divertidos para tirar as fotos com a galera ou ainda plaquinhas de "lá vem a noiva" na cerimônia. E por que não inserir esses itens divertidos na estampa da sua Identidade Visual?

Sustentabilidade
Essa é outra grande tendência nos casórios atuais. Cada vez mais os noivos se preocupam em usar materiais sustentáveis, e assim aparecem itens como papelaria feita com material reciclado ou um convite rústico com uma canela em pau presa no laço.  

Priscila conta ainda que é possível personalizar quase tudo em um casamento e diverte-se ao lembrar que já viu até papel higiênico com noivinhos (!). Mas os itens mais comuns sãoconvites, cardápios, plaquinhas "lá vem a noiva", placas de reservado, lágrimas de alegria, tags de vale conforto, rótulos para lembrancinhas e o queridinho Kit Toilette, com diversos produtos personalizados para colocar no banheiro.

Mas nada impede que os noivos soltem a criatividade e inovem ainda mais. "Quando aparece algo novo, pesquisamos alternativas, fazemos testes de impressão, pensamos em vários detalhes para tornar o produto real", diz. "Teve uma vez que uma noivinha me pediu para criar uma caixa que serviria como um convite para as madrinhas do casamento. Dentro desta caixa, ela queria que viesse um livrinho de inspirações com fotos de noivas com suas madrinhas, pedaços de fitas e tecidos, um card com fotos da noiva e sua madrinha e uma cartinha especial com o convite. Fiquei pensando nas melhores alternativas e formatos para que ficasse uma caixa resistente e linda que a madrinha pudesse guardar de recordação depois. O resultado ficou lindo!", comenta.
Identidade visual para casamentos
Cardápio idealizado pela Boa de Papel

Saiba como escolher o profissional
O mercado de casamentos cresce a cada dia, e com isso muitos profissionais surgem com propostas de estilo e preços muito diferentes. Para desenvolver uma boa Identidade Visual, o profissional precisa conhecer os programas gráficos do mercado, estudar os melhores formatos de material para não desperdiçar papel, conhecer os diversos tipos de papéis e tipos de impressão, além de, claro, ser criativo e produzir um material de qualidade.




Pesquise bem o portfólio dos fornecedores antes, se possível peça indicação de antigos clientes e nunca pague 100% do valor do serviço antes da entrega. Não se esqueça também de tomar cuidado com questões como prazo de entrega e facilidade de comunicação com o profissional. Se puder pedir amostras impressas do material ou visitar o atelier, melhor ainda, pois assim você pode analisar a qualidade do papel usado, verificar se a impressão não sai borrada ou falhada, se o corte são bem feitos, etc.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Casamento japonês

Símbolos japoneses para casamento
Foto: Internet
A cultura japonesa é milenar e cheia de simbolismos e rituais delicados e encantadores. Um deles é o casamento, bastante diferente dos nossos, ocidentais. Como não poderia deixar de ser, cada aspecto do casamento tradicional japonês possui seus significados e tudo conspira para que o casal tenha uma vida harmoniosa, próspera e feliz.

As roupas
Uma coisa, no entanto, não é diferente: a noiva de branco. Para os nipônicos, a cor não significa apenas pureza, mas a morte da sua antiga vida de solteira. Sim, na cultura japonesa, como em outras culturas orientais, o branco é a cor do luto, e não o preto. O kimono branco vestido pela noiva é chamado shiro-maku (que significam branco e puro). O noivo veste um kimono preto e sandálias brancas.

A comida
Mesa de casamento japonês
Foto: Internet
Nos casamentos tradicionais japoneses são servidos verdadeiros banquetes com iguarias como lagostas (a cor vermelha simboliza sorte) e mariscos (cujas duas abas devem ser servidas juntas, simbolizando um casal feliz). A quantidade de pratos servidos nunca pode ser quatro ou qualquer número múltiplo de quatro, pois em japonês a palavra que designa morte soa parecido com "four" (quatro, em inglês). Enfim, todo o menu é pensado para simbolizar desejos de alegria, prosperidade e muitos filhos.   

Pássaros  
É comum ver em casamentos tradicionais japoneses enfeites e origamis com figuras de pássaros, especialmente os grous. Essa ave é um símbolo de vida longa e boa sorte para aquele povo.

Símbolos japoneses para casamento
Foto: Internet
Os presentes
Tradicionalmente, é pedido aos convidados um presente em forma de contribuição financeira chamada oshugi e às vezes o casal chega a estipular um valor nos convites (gostei dessa!). A quantia é oferecida aos noivos em um envelope chamado shugi-bukuro, depositado em uma caixa que fica próximo ao livro de assinaturas. Algumas vezes essa tradição é recompensada por outra, chamada hikidemono, onde são os noivos que dão presentes valiosos aos seus convidados. Em alguns casos os noivos disponibilizam um catálogo de lembrancinhas onde os convidados podem escolher o que mais gostarem.
 
Despesas
Muitos casais japoneses modernos estão abolindo essas tradições por causa dos altíssimos gastos. Alguns escolhem um ou outro aspecto para incorporar ao seu casamento.

Você também pode fazer o mesmo. Ainda que não sirva lagostas ou dê lembrancinhas luxuosas para seus convidados, vale a pena incorporar alguns símbolos como enfeites com figuras de pássaros, algum item de decoração na cor vermelha, enfim, coisas que simbolizem desejos de coisas boas para a sua nova vida de casada!

Pesquisa: www.weddingfavorsunlimited.com

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Despedida de solteira sem dor de cabeça

Despedida de solteira
Foto: Internet
Você já marcou a data do seu casamento, os preparativos já estão a todo vapor e agora é só esperar o grande dia! Mas até subir no altar ainda existe um rito de passagem muito importante - a despedida de solteira - que muitas noivinhas evitam para não causar conflitos com os noivos.

Mas é claro que você pode (e deve) comemorar essa passagem de fase da sua vida com muita alegria e ao lado das suas amigas mais próximas, sem se meter em confusão.

Vamos esquecer os clubes das mulheres, festinhas com gogo boys fazendo strip-tease, coisa e tal.... Nós damos aqui abaixo várias outras dicas super legais e muito mais lights, que não vão te dar nenhuma dor de cabeça:

- Que tal uma viagem de fim de semana? Pode ser para a praia ou serra. Convide suas madrinhas e outras amigas próximas. Aluguem uma casa ou fiquem numa pousada com bastantes opções de lazer para vocês se divertirem o dia inteiro!

- Marque um day spa com suas amigas! Passar o dia relaxando, cuidando da beleza, fofocando e dando muitas risadas. Tem coisa melhor que isso?

- Faça uma sessão de fotos antigas com suas amigas. Chame a mulherada para passar uma tarde na casa de uma delas vendo antigas fotos suas com elas. Peça para elas revirarem o baú e levarem todos os registros dos melhores momentos que vocês passaram juntas. Vocês vão relembrar boas histórias e rir muito!

- Vá a um show com suas queridas. Sabe aquele cantor ou banda que você e suas amigas AMAM e seu noivo DETESTA? Então, ir a um show deles é uma super oportunidade de passar um ótimo tempo com suas amigas curtindo as músicas que vocês gostam sem nenhum olhar reprovador por perto.

- Relembre as velhas festinhas americanas. Elas fizeram parte da adolescência de todo mundo, né?! Então, convoque as amigas para levar um prato de doce ou salgado e fazer uma festinha americana na sua casa ou na casa de uma delas. Leve um Karaokê, contrate um DJ e caia na farra!

- Já pensou num tour de compras? Existem muitos destinos que são uma perdição: Miami, NY, São Paulo, enfim, escolha o lugar mais interessante (e dentro do orçamento) para você e suas amigas e aproveite para gastar algumas cifras e sola de sapato ao lado delas, afinal, qual mulher não AMA umas comprinhas??

E aí, gostou dessas dicas ou tem outras? Comente aqui!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Saiba como cuidar bem das suas alianças de casamento

Cuidados com as alianças de casamento
Foto: Internet
Você passa um bom tempo pesquisando modelos, cores e quilates antes de comprar suas alianças de casamento. Sabe que aquela será uma joia que te acompanhará por muitos anos, quem sabe até o fim da vida, todos os dias, em todos os lugares aonde você for. É mesmo uma preciosidade, um bem com mais valor sentimental do que material, e do qual temos que cuidar muito bem!

Existe até um seguro específico para elas. Na verdade, é o seguro para joias, que cobre as alianças. Embora existam alguns seguros residenciais que prometam a cobertura de joias, é bom lembrar que para valer a proteção, as peças precisam estar guardadas em um cofre dentro da residência. As alianças não se encaixam muito neste perfil, uma vez que costumamos andar sempre com elas no dedo. Então, se você está na rua e é assaltado ou se sua aliança sofre algum dano acidental, é preciso contar com este seguro específico para poder obter uma indenização. Outro risco frequentemente coberto é o de perda.

Se você tem uma joia de grife, como Tiffany, Cartier, etc, vale a pena ainda buscar por um seguro que garanta o mesmo material e qualidade na reposição de pedras e reparos, como atesta a seguradora americana Jewelers Mutual Insurance Company, que afirma em seu site contar com uma equipe de ourives e gemologistas especializados.

Algumas joalherias já vendem o produto junto com as joias, mas se na compra das suas ele não foi oferecido, basta consultar seu corretor de seguros, que indicará a melhor opção. Os prêmios das apólices, que podem chegar a ter cobertura internacional, geralmente correspondem a uma porcentagem do valor do produto. Vale a pena pesquisar, afinal, joias foram feitas para serem usadas, não guardadas.

Algumas dicas para manter suas alianças sempre perfeitas e a salvo são:

-Sempre separar joias por itens, armazenando-os em um pano macio em dentro de um porta-joias ou cofre. 

- Nunca utilize sprays, perfumes, cremes ou produtos de limpeza quando estiver usando suas alianças. Produtos químicos podem danificá-las permanentemente.

- Se sua aliança é sua joia mais preciosa e você não gosta de usá-la no dia a dia, guarde-a em um lugar seguro, que de preferência não seja um porta-joias e nem que esteja no seu quarto. Este é o primeiro lugar onde os assaltantes recorrem a bens em caso de invasões de residências. Uma alternativa é consultar se o banco onde você é correntista oferece o serviço de cofre.

- Quando viajar, mesmo que não esteja usando sua aliança, carregue-a junto com você, em sua bagagem de mão. No local de destino, sempre utilize os cofres dos hotéis.

- Se sua aliança tiver diamantes,  nunca deixe-o entrar em contato com cloro alvejante, pois pode descolorir o nicho onde esta fixado ou  montado.  

- Leve sua aliança para polir e/ou limpar a cada 2 anos, de preferência na mesma loja onde foi adquirida, ou em lojas de confiança. Se possível peça para que seja feita uma pesagem da joia antes e depois do procedimento.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Compras em Miami para noivas

Compras em Miami para noivas - Miracle Mile
Miracle Mile
Noivinha, está com viagem marcada para Miami? Então vou te dar uma dica para comprar o que estiver faltando na sua listinha para o casamento.

Não deixe de dar um pulo na Miracle Mile, uma rua cheia de lojas de artigos de casamento. Tem para todos os bolsos e gostos. Você pode passar uma tarde inteira comprando itens como tiaras, brincos, véu, sapatos, objetos de decoração para a festa e por que não, o próprio vestido!

Sim, há muitas opções de vestidos e os preços (para venda) são muito mais atrativos que aqui no Brasil. Se você encontrar um modelo que precise de poucos ajustes, vale muito a pena comprar. Depois do casamento, se não quiser guardar a peça, pode até vender e ganhar uma graninha, além de se ressarcir do valor gasto na compra.

Compras em Miami para noivas - David's Bridal
Eu depois de umas comprinhas na David's Bridal
Algumas das lojas localizadas nesta rua:

- David's Bridal - www.davidsbridal.com

- Bellissima Bridal - www.belissimabridal.net

- Alfred Angelo Bridal - www.alfredangelo.com

- Alegria's Brides - www.alegriasbrides.com

- Merlili Brides - www.merlili.com


Como chegar

Chegar lá é muito fácil. Se você vai alugar um carro, é só colocar no GPS "Miracle Mile". Se preferir pode pesquisar uma loja de sua preferência e colocar o número dela, para otimizar o seu tempo. Se estiver a pé, pode pegar um sightseen em Miami que vá até Coral Gables, que fica a pouco mais de 20 minutos de distância. Lá você pode saltar, passear e pegar outro sightseen para voltar, mas fique atenta ao horário. O último ônibus passa às 17h30.

Depois das compras...

Coral Gables é uma cidadezinha hiper charmosa, construída na década de 20 com arquitetura mediterrânea, planejada para ser a "Riviera Americana". É onde fica sediada a Universidade de Miami, possui ruas muito limpas e arborizadas, com fontes e chafarizes. É um lugar muito agradável de se passear, e na própria Miracle Mile, depois de bater perna, pode-se aproveitar o tempo em um dos vários bares e restaurantes.