quarta-feira, 14 de agosto de 2013

10 dicas de alimentação para se preparar para o casamento

Você, noivinha ou noivinho que está prestes a subir no altar, já está ás voltas com contratação de serviços, degustações, escolha da decoração, música, maquiagem, roupa, etc. Mas será que já parou para pensar que cuidar da saúde também é fundamental neste período?

O estresse dos preparativos pode fazer estragos com a saúde de quem está perto de casar. É nesta fase que podem surgir problemas como insônia, fome intensificada ou perda de apetite causados pela ansiedade e até mesmo algumas doenças infecciosas ocasionadas pela queda da imunidade. Além disso, ninguém quer chegar ao dia do seu casamento com inchaço, gases, problemas intestinais, aparência cansada ou pele sem vida.

Felizmente blindar o seu organismo e garantir beleza e bem estar pode ser mais fácil do que se imagina e está relacionado com a forma como você se alimenta. 

Segundo a nutricionista Vanessa Scovino, o ideal é que se mantenha uma educação alimentar por toda a vida, mas se você não anda e alimentando direito, pode começar já a seguir algumas dicas que vão te ajudar a ficar com tudo em cima, por dentro e por fora, antes, durante e depois do casamento:

1 – Beber muita água
Tenha sempre uma garrafa de água à mão. Uma boa hidratação é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo e melhora a aparência da pele.

2 – Evitar o consumo de açúcar
O excesso de açúcar, além de engordar, também estimula o aparecimento de acnes.

3 – Comer frutas diariamente
As frutas têm alto potencial hidratante e fornecem vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio do organismo. Também contém fibras que melhoram a função intestinal e previnem algumas doenças.
Mas atenção; o melhor é consumir a fruta inteira para obter todos esses benefícios, e não na forma de sucos. 

4 – Reduzir o consumo de sal
O excesso de sal na alimentação aumenta a retenção de líquidos no corpo, causando inchaços, e piorando o aspecto das celulites. Também aumenta o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

5 – Comer legumes e verduras diariamente
De forma geral, as hortaliças auxiliam na hidratação e no bom funcionamento intestinal. Também fornecem vitaminas e minerais que regulam as funções do organismo. Além disso, aumentam a sensação de saciedade e têm poucas calorias, auxiliando no processo de emagrecimento. O ideal é comer um prato de legumes e verduras antes da refeição principal (almoço e jantar), evitando assim o consumo excessivo de alimentos mais calóricos.

6 – Consumir cereais integrais
Alimentos como pães, arroz e massas integrais dão maior sensação de saciedade, auxiliando nos processos de redução e manutenção do peso. E também são mais nutritivos do que nas versões refinadas.
O bom funcionamento intestinal é muito importante para o equilíbrio do corpo, beneficiando quem precisa emagrecer.
O consumo de farelo de aveia e farinha de linhaça também é benéfico para o bom funcionamento intestinal. Lembrando que alimentos ricos em fibras como estes, devem ser consumidos com bastante água para obter bons resultados. 

7 – Evitar comer antes de dormir
O bom sono é muito importante para o bom funcionamento de todo o organismo. Auxilia na regulação hormonal, na redução e manutenção do peso, melhora a aparência da pele e ajuda a manter o bom humor.
Recomenda-se comer até 3 horas antes de dormir para que o sono não seja prejudicado, e dar preferência à alimentos mais leves. 

8 – Não ficar muito tempo sem se alimentar
O ideal é fazer, pelo menos, cinco refeições equilibradas ao dia para que não chegue com muita fome na próxima refeição e acabe comendo demais. Esse fracionamento favorece um bom metabolismo.
É melhor comer pequenas quantidades em vários momentos do dia, do que comer muito apenas uma ou duas vezes ao dia.

9 – Não ir ao mercado com fome
Para que não seja tentada a comprar alimentos que vão atrapalhar a sua nova rotina de bons hábitos. 
Fuja dos fast food, congelados, refrigerantes, frituras, gorduras e massas com molhos gordurosos, pois estes alimentos favorecem o aumento de peso, celulites, acnes, gases, inchaços, pioram a qualidade do sono e a função intestinal.
Prefira frutas e legumes frescos, leite semi desnatado, queijos tipo cottage, ricota e minas frescal, carnes magras, frango sem pele, peixes, cereais integrais;

10 – Aprenda a comer na rua
Reeducação alimentar é para a vida toda. Durante o início pode ser um pouco complicado. É preciso força de vontade e determinação para resistir a alguns alimentos que faziam parte da sua antiga rotina. Mas vale a pena. 

E também não é por isso que não vai mais sair com amigos para lanchar. Continue saindo mas evite alimentos "sabotadores". Fuja dos fast food. Escolha pratos com saladas coloridas, frango ou peixe grelhados, massas leves com molhos simples de tomate. O prato ideal tem q ter uma fonte de proteína (carnes em geral), uma fonte de carboidrato (massa, pão, cereais) uma fonte de gordura (azeite extra virgem) e hortaliças, ou seja, todos os nutrientes bem equilibrados.

E para beber, evite o consumo de álcool. Além de ter calorias também desidratam o organismo. Prefira água de coco, água ou suco de limão adoçado com estévia ou sucralose. Se optar por outros sucos, prefira os que associam frutas e folhas, como abacaxi com hortelã, pois as folhas são ricas em fibras. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário