Se você e seu noivo têm família pequena, a grana anda muito curta ou se gostam mesmo de eventos bem intimistas, só com as pessoas mais chegadas, então o seu casamento pode ser um "Mini Wedding".
Tudo bem que este tipo de evento não é muito comum aqui no Brasil, porque temos o costume de fazermos muitos amigos, somos mais apegados à família e gostamos de uma farra, mas esse conceito "já é bastante conhecido nos Estados Unidos e Europa", e na verdade são maioria por lá, como diz Ana Carolina Negreiros, da
Small Weddings.
Ela comenta ainda que os "mini" podem ser bastante charmosos e agradáveis, muito mais do que as grandes festas que reúnem centenas de convidados que muitas vezes nem conhecem direito os noivos. "A maioria dos casais que optam por esta modalidade o fazem por questão de economia, mas há também pessoas que querem um evento mais sofisticado, já que têm poucos convidados", complementa.
Para ela, os casamentos "mini", que assim são considerados quando têm até 1
00 convidados, é importante caprichar nos detalhes e evitar improvisos ou economizar muito na comida, bebida e decoração. "Isso é sempre um grande risco", alerta. O local também pode ser bem criativo e inusitado, como na própria casa dos noivos ou de alguém da família, sítios, fazendas, na praia, hotéis, restaurantes, ou em estabelecimentos que tenham a cara dos noivos, como livrarias, museus, etc. O importante é deixar os convidados bem à vontade.
Mas acho que o maior charme de um mini wedding é a possibilidade de a noiva "botar a mão na massa" em vários quesitos que não seriam possíveis em um grande casamento. É possível incrementar mais as lembrancinhas e fazê-las com as próprias mãos. Para as noivas habilidosas, mimos feitos à mão, como bonequinhas, sachês, difusores de aromas, doces, entre outras peças podem fazer grande sucesso, ainda mais sabendo-se que foram confeccionados pela noiva!